30/03/2009

Marley & Eu







Marley & Eu é um filme de David Frankel, baseado no best-seller, com o mesmo nome, de John Grogan.


Muito mais do que uma comédia romântica norte-americana igual a tantas outras, o filme Marley & Eu retrata a vida de um casal de jornalistas, John Grogan (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston), desde o dia em que casaram. As peripécias de quem começa uma vida em conjunto; a procura de casa, de emprego; o querer ter filhos; a procura de um destino e de um horizonte comum. Tudo isto é, de forma leviana, o tema do filme de David Frankel. No entanto, e por não se tratar de um Revolutionary Road, há pelo meio uma personagem com que qualquer pessoa que veja este filme sente empatia, o Marley.


Marley é um labrador, apelidado de "Pior Cão do Mundo", tal como o meu, o teu e o cão do vizinho. É exactamente neste ponto que o público se identifica e se emociona com o filme, tanto quanto com a obra de John Grogan.


Marley serve variadas vezes de contra-balanço numa relação que parece condenada. Por vezes, parece ser ele próprio a "desgraça" do casal. No entanto, o labrador do filme podia ser o cão de qualquer um de nós. O cão que nos roia as meias quando era pequeno; o que depois passou para os sapatos e chinelos; e mais tarde para as quinas dos móveis.


Marley é o nosso cão. Marley é o Guga, o Schol ou o Bife. É o cão que salta e abana de tal maneira a cauda quando chegamos a casa que parece que se pudesse, nos abraçava. É o cão que rosna e rodopia no ar quando nos vê, que fica mal quando estamos mal e o que extravaza de alegria quando estamos felizes. Acima de tudo Marley é o cão que nos faz sentir as únicas pessoas do mundo, as mais especiais, que não sabe fingir a felicidade de quando nos vê e que por piores pessoas que possamos ser, nunca nos falha e espera sempre por nós.


A vontade de saírmos a correr do cinema para irmos ter com o nosso cão é grande, e o filme vale a pena...




Sem comentários:

Enviar um comentário