13/10/2009

'Endless Summer' - 1966


'Endless Summer' é um filme/documentário realizado por Bruce Brown em 1966. É tido como um dos primeiros e mais influentes documentários que viria a dar origem a uma nova categoria cinematográfica: o 'Surf'.
.
Numa altura em que a febre do Surf se começava a expandir na América do Norte, Bruce Brown segue dois dos mais conhecidos surfistas daquela altura (Mike Hynson e Robert August) pelos quatro cantos do Mundo. Fugindo ao Inverno californiano, o realizador faz de África, Austrália, Nova Zelândia, Tahiti e Hawai, o pano de fundo das suas rodagens. A participação de nomes míticos da modalidade, como Miki Dora e Phil Edwards, oferecem um brilho ímpar ao Verão interminável e à busca pela 'onda perfeita'. A banda sonora foi totalmente entregue a The Sandals, um dos primeiros grupos de surf-rock, a par de Beach Boys.
.
O conceito para a elaboração de 'Endless Summer' é algo que a todos nós, seguramente, já nos passou pela cabeça: se tivessemos dinheiro e tempo suficiente, poderíamos seguir o Verão à 'volta do Mundo'. Numa altura em que a meio de Outubro estão cerca de 30ºC na capital, a ideia não nos parece assim tão distante, tal como os meses de Julho e Agosto não parecem ter já terminado por completo.
.
A realidade é outra e apesar do Verão parecer querer arrastar-se cada vez mais a cada ano que passa, 'há que fazer pela vida' e procurar ganhar uns €'s enquanto o próximo mês de Julho ou Agosto não chega. É nesta altura que muitos dizem que isto não é a maneira certa de pensar, que não devemos viver apenas para o Verão e eu concordo, incondicionalmente, com cada um que o afirma. Na verdade, limitarmos a nossa vida a dois meses de Sol e calor por cada ano que passa, é 'deitar tempo para o lixo', além de que demonstra uma total falta de ambição e responsabilidade pela 'ordem natural das coisas': estudar, tirar um curso, trabalhar, casar, comprar casa, ter filhos, etc, etc, etc...'.
.
No entanto, Eu, declaro aqui que, segundo a 'ordem' acima referida, sou uma pobre alma no que à ambição e responsabilidade diz respeito. Isto pode ser visto de diversas formas: uns dirão, 'ele é um miúdo que sempre teve tudo o que quis'; outros, 'é um puto mimado a quem tudo cai do céu'; enfim... de certa forma tudo isso é correcto. Nunca me faltou nada, nem nunca tive que mexer uma palha para poder ser feliz. Ainda assim, sempre que o 'dever' me chamou, trabalhei com empenho (e como fiquei orgulhoso por isso!).
.
Não sei se já pensaram ou não, mas aposto com qualquer um de vocês, salvo raras excepções, que 75% a 80% dos momentos mais marcantes e felizes das vossas vidas aconteceram no Verão. A vêr: viagens, paixões, festivais, noitinhas, dias de praia e surf, jantaradas à antiga, fogueiras, amor, campismo, etc... Por tudo isto, sou tão apologista de que o Verão cura todos os 'males', quanto sou um eterno apaixonado pela velha máxima 'Amor e uma Cabana', ainda que à minha maneira... e no fim, são essas memórias que me vão acompanhar ao longo de mais um Inverno...

Sem comentários:

Enviar um comentário