26/06/2009

O que mais magoa...

Dizem que o tempo ordena em tudo e que numa relação terminada, com o tempo, o mal que aconteceu esquece-se e o bom fica. O "bom" que fica, tráz tristeza e mágoa, leva à saudade e à vontade de voltarmos atrás para nos podermos sentir da melhor forma possível com quem assim nos faz sentir.

Comigo, tal não aconteceu. Pouco tempo passou e continuo sem encontrar qualquer aspecto negativo no tempo que estivemos juntos. Por isso, todas as memórias que tenho fazem-me sorrir sempre que as recordo. Não fico magoado e não me entristece. De certa forma deixa-me, incompreensivelmente, feliz.

Continuando... passadas cerca de duas semanas de alguma introspecção, afirmo agora que numa relação que chega ao fim, o que mais dói não são os bons momentos que passaram, mas os planos que se fizeram baseados nos mesmos. Não deixando de ser algo totalmente inconsciente e até inerente a um casal, fazer planos pode ao mesmo tempo ser o maior erro que se comete. Os fins-de-semana que se passam juntos, os passeios com o cão, o Verão, as viajens feitas, o carinho e preocupação que se dá e recebe, e milhentas outras coisas desta vida e 'da outra' que podia referir, tornam impossível não pensar em algo mais do que o amanhã.

Tomando como exemplo um episódio do 'How I met your mother', um casal não deve planear algo a mais longo prazo que a duração do namoro/casamento: se um namoro dura há uma semana, os planos devem ser feitos até uma semana; se dura há um mês, não se deve planear nada além de um mês; e assim sucessivamente. Talvez este tenha sido o meu erro, talvez seja este o aspecto negativo, mas eu não sou apologista do "amanhã" e se de facto esse foi o erro, voltaria a cometê-lo vezes sem conta. Quando sentimos que estamos com a pessoa certa, nada disto nos deve amedrontar. Não nos podemos ressalvar de algo que esperamos que aconteça, seja a curto, médio ou longo prazo. No entanto, quando todos os planos ficam reduzidos ao zero, chegamos a desejar nunca os ter sequer pensado e isso é, sem dúvida, o que mais magoa...

De nada me arrependo porque "melhor não podia ter sido". Continuo a guardar-te no meu abraço...*

Sem comentários:

Enviar um comentário